O que faz um Urologista

Sou Cássio Andreoni, sou urologista, e vou explicar para vocês qual é a formação de um urologista, o que ele faz e quando se deve procurá-lo.

O que faz um Urologista?

O Urologista se forma médico e faz residencia de cirurgia geral. E aí, existem oito especialidades dentro da cirurgia que ele poderá migrar. O nome original da urologia – e que pode ser o nome até hoje – na verdade, é uma abreviação. Chamamos assim, pelo nome original, que é Cirurgia Geniturinária.

Então, todo urologista é um cirurgião que avalia, estuda e trata, do ponto de vista clínico e cirúrgico, as doenças do trato genital masculino, especificamente masculino, e do aparelho urinário do homem e da mulher.

Muita gente acha e fala que o urologista é o ginecologista do homem, mas não é. O urologista trata das doenças genitais do homem, mas também dos problemas do aparelho urinário, que seriam rins, ureteres, bexiga, do homem e da mulher, de forma que todos os problemas que podem dar nessas regiões, nesses lugares, o urologista pode tratar.

As doenças mais comuns dos rins são: as pedras nos rins, cistos e tumores nos rins. Problemas da bexiga são: infecções urinárias, pedras, e até dificuldade para urinar, o problema da bexiga caída, que dá problema de perda urinária, mais comumente em mulheres ou em homens após cirurgia. 

E os problemas do trato genital masculino, que são desde doenças sexualmente transmissíveis, problemas de ereção, da parte sexual, problemas da próstata, que são muito comuns, e que fazem parte do aparelho genital reprodutor do homem. Então, as doenças mais comuns são o câncer, inflamações, tem a prostatite, que é o aumento benigno da próstata, são essas as mais comuns.

Urologista e nefrologista

Outra questão: muita gente confunde urologista com nefrologista. Urologista difere principalmente do nefrologista na formação básica. O nefrologista tem uma formação de clínica geral, ele primeiro faz clínica geral e, entre todas as especialidades clínicas, escolhe a nefrologia como especialidade, e acaba tratando de problemas que se complementam com a urologia, como os de função renal, trata de pessoas que fazem diálise, transplantes.

E nessa questão do transplante, até o urologista trabalha junto com o nefrologista. O urologista faz a cirurgia do transplante, e o nefrologista cuida da parte clínica, da imunidade, enfim, todos os problemas clínicos que envolvem o transplantado.

Enfim, o urologista é uma especialidade de base cirúrgica, que trata dos problemas genitais do homem e dos problemas urinários do homem e da mulher, e que muitas vezes é encaminhado por um médico generalista, para poder avaliar melhor e tratar de forma especial o problema do paciente.

WhatsApp Agende sua consulta